Esta deliciosa salada de arroz crocante com frango, couve, repolho, pepino, muitas ervas frescas, frango assado e um molho picante é cheia de sabores frescos e texturas crocantes.
Eu vivo de saladas durante o verão e anseio por aquelas com sabores e texturas grandes e refrescantes, como minha salada de atum Ahi e manga, salada de macarrão Nicoise e salada de frango grelhado e macarrão vermicelli. salada de frango com arroz crocante verifica todas as caixas de salada de verão. É vagamente inspirado em uma salada de aperitivo laociana que eu adoro, chamada Nam Khao. É feito temperando o arroz com pasta de curry vermelho, açúcar, sal e coco, formando bolinhas e fritando até ficarem crocantes. As bolinhas de arroz são quebradas em pedaços e misturadas com molho de peixe, suco de limão, amendoim, cebola e ervas. Na minha versão, o arroz não é a estrela principal (mais como uma cobertura crocante). Eu também queria uma salada mais clássica, então fiz couve e repolho como base, adicionei pepino e frango assado para proteína. Como Naem Khao, esta salada é cheia de ervas frescas e amendoim, com um toque de molho picante.
Por que você vai adorar
- Esta salada de arroz crocante é leve, mas nutritiva
- É refrescante e TÃO CHEIO de sabores e texturas incríveis
- Esta salada pode ser facilmente preparada com antecedência e, com algumas trocas fáceis, também pode ser vegetariana.
Lista de ingredientes para salada de frango com arroz crocante
- Óleo com sabor neutro—como óleo de abacate ou de semente de uva, para fritar nossa chalota, deixar nosso arroz crocante e também adicionar ao nosso molho
- Chalota—vamos fritar essas fatias e deixá-las bem crocantes para adicionar um sabor saboroso e viciante e crocância à nossa salada. Por fim, em vez de adicionar cebola crua ou chalota, fritei levemente as minhas para outra
- Arroz branco cozido—arroz de um dia funciona melhor nesta salada porque é mais seco e fica mais crocante na frigideira
- eu sou salgueiro—Eu uso molho de soja com baixo teor de sódio
- Sambal Olek—isso dá ao nosso arroz crocante um toque picante e sabor adicional (você também pode usar chili crunch)
- Couve—Eu prefiro a variedade de couve toscana/dinossauro para esta salada
- Repolho verde—para um pouco de crocância
- Frango assado—para proteína
- pepino inglês—as variedades de pepino mais firmes funcionam melhor nesta salada porque elas se mantêm melhor devido ao seu menor teor de água
- Amendoim torrado e salgado—Eu compro o tipo levemente salgado.
- hortelã—adiciona um sabor brilhante e refrescante à salada
- Coentro—adiciona um toque herbáceo que eu adoro (troque por manjericão se você não gosta)
Ingredientes do molho:
- Lima—o suco de limão fresco acrescenta brilho e acidez
- Molho de peixe—não tenha medo, seu sabor picante e saboroso faz esse molho ser o máximo!
- Açúcar—para emprestar um pouco de doçura
- Óleo neutro (você vai guardar e reutilizar um pouco do óleo em que fritou a chalota para o molho)
- Alho—para dar um toque de sabor ao nosso molho
- Ruivo—Gosto de prensar tanto o alho quanto o gengibre para facilitar (sinta-se à vontade para usar mais gengibre se você gostar!).
Veja a receita completa com medidas abaixo.
Como fazer esta salada crocante de arroz e frango
- Faça as chalotas crocantes. Coloque uma peneira grande e fina sobre uma tigela e reserve. Aqueça um pouco de óleo de sabor neutro de sua escolha em uma frigideira grande. Quando o óleo estiver quente, adicione suas fatias de chalota e frite até dourar. Pode ser necessário fazer isso em lotes. Escorra o óleo das chalotas despejando-as na peneira e, em seguida, transfira as chalotas para uma camada de papel-toalha. Guarde esse óleo (você o usará novamente mais tarde!).
- Faça o arroz crocante. Aqueça a mesma frigideira que você usou para a chalota em fogo médio e adicione 1 colher de sopa do óleo reservado em que você cozinhou a chalota. Quando estiver quente, adicione um pouco do óleo de chalota reservado à frigideira. Adicione o arroz, o molho de soja e o Sambal Olek, mexendo para combinar. Use uma espátula para pressionar o arroz em uma camada uniforme e deixe cozinhar sem mexer por cerca de 5 minutos. Em seguida, use a espátula para virar o arroz e mexa um pouco antes de repetir esse processo mais 1 vez, ou até que o arroz esteja dourado e crocante.
- Faça o molho. Adicione todos os ingredientes do molho em um pequeno recipiente ou tigela e agite ou bata para misturar.
- Prepare a salada. Em uma tigela grande, adicione a couve, junto com o molho. Use as mãos para misturar e massagear a couve para ajudar a amolecê-la. Adicione o repolho, o frango assado desfiado e as fatias de pepino e misture novamente. Para servir, cubra com arroz crocante, chalotas fritas e amendoim picado.
Dicas e variações de receitas
- Eu recomendo fortemente usar arroz de um dia, se puder. Ele é mais seco e, portanto, absorverá melhor o óleo e ficará bem crocante (em vez de ficar muito molhado e pegajoso)
- Troque o frango assado por camarão
- Ou omita o frango e use molho de soja no lugar do molho de peixe para fazer este prato vegetariano
- Use vinagre de arroz se não tiver limão
- Se você não tiver Sambal Olek, você pode usar chili crunch
- Use castanhas de caju se não tiver amendoim
- Adicione mais gengibre ou ervas se desejar
- Chalotas cruas cortadas em fatias finas seriam uma adição saborosa (ou use-as em vez das chalotas fritas
Dicas de armazenamento
Esta salada de arroz crocante fica melhor no dia em que é feita, mas também fica deliciosa no segundo dia. Guarde-a em um recipiente hermético na geladeira e os sabores terão ainda mais tempo para se fundir e a couve e o repolho ficarão ainda mais macios.
Mais saladas refrescantes que você vai adorar
Se você fizer esta receita, por favor me avise! Deixe uma classificação ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ nesta receita abaixo e deixe um comentário, tire uma foto e marque-me no Instagram com #foodiecrusheats.
Salada de Frango com Arroz Crocante
Esta deliciosa salada de arroz crocante com frango, couve, repolho, pepino, muitas ervas frescas, frango assado e um molho picante é cheia de sabores frescos e texturas crocantes.
Porções 4
Calorias 616kcal
Ingredientes
- ½ xícara óleo de sabor neutro (eu gosto de óleo de abacate ou de semente de uva), dividido
- 1 chalota grande (ou 2 pequenas) fatiado finamente
- 2 copos arroz branco cozido como arroz jasmim ou arroz branco de grão longo (de preferência com um ou dois dias de idade)
- 1 colher de sopa eu sou salgueiro
- ½ colher de sopa Sambal Olek ou chili crocante (sinta-se à vontade para adicionar mais se quiser mais picante)
- 4 copos couve toscana em fatias finas
- 2 copos repolho verde em fatias finas
- 2 copos frango assado desfiado
- ¾ xícara pepino inglês em fatias finas (Eu corto o pepino ao meio no sentido do comprimento e depois corto cada metade em fatias para que fiquem em formato de meia-lua
- ½ xícara assado amendoim levemente salgado, picado finamente
- ¼ xícara + 2 colheres de sopa de hortelã fresca picado grosseiramente
- ¼ xícara + 2 colheres de sopa de coentro fresco picado grosseiramente
Vestir
- 3 colheres de sopa limonada
- 3 colheres de sopa molho de peixe ou você pode usar molho de soja
- 1 ½ colheres de sopa açúcar
- 2 colheres de sopa óleo neutro reservado (da ½ xícara de óleo que você usou para fritar a chalota)
- 1 dente de alho grande pressionado
- ¾ colher de chá gengibre fresco e prensado (use 1 colher de chá se você realmente gosta de gengibre)
Evite que sua tela fique escura
Instruções
Primeiro, frite sua chalota. Coloque uma peneira grande e fina sobre uma tigela e reserve. Adicione ½ xícara do óleo de sabor neutro de sua escolha a uma frigideira grande e leve ao fogo médio. Quando o óleo estiver quente, adicione suas fatias de chalota e frite até dourar (cerca de 3-5 minutos ou mais), usando uma espátula de peixe para virá-las ocasionalmente. Dependendo do tamanho da sua frigideira, pode ser necessário fazer isso em lotes. Observe a chalota de perto porque ela não demora muito para fritar e pode queimar rapidamente se você não tomar cuidado. Escorra o óleo das chalotas despejando-as na peneira, depois transfira-as para uma camada de papel-toalha e reserve. Reserve o óleo de cozinha.
Aqueça a mesma frigideira em fogo médio e adicione 1 colher de sopa do óleo reservado em que você cozinhou a chalota. Quando estiver quente, adicione o arroz, o molho de soja e o Sambal Olek, mexendo para combinar. Use uma espátula para pressionar o arroz em uma camada uniforme e deixe cozinhar sem mexer por cerca de 5 minutos. Em seguida, use a espátula para virar o arroz e mexa um pouco antes de repetir esse processo mais 1 vez, ou até que o arroz esteja dourado e crocante. Retire do fogo e reserve.
Faça o molho. Adicione todos os ingredientes do molho em uma pequena jarra ou tigela e agite ou bata para misturar.
Prepare a salada. Em uma tigela grande, adicione a couve, junto com o molho. Use as mãos para misturar e massagear bem a couve, para ajudar a amolecê-la. Adicione o repolho, o frango assado desfiado e as fatias de pepino e misture novamente. Para servir, cubra com arroz crocante, chalotas fritas e amendoim picado.
Nutrição
Calorias: 616kcal | Carboidratos: 34g | Proteína: 29g | Gordo: 41g | Gordura saturada: 5g | Gordura poliinsaturada: 25g | Gordura monoinsaturada: 8g | Colesterol: 71mg | Sódio: 1399mg | Potássio: 573mg | Fibra: 3g | Açúcar: 7g | Vitamina A: 2373UI | Vitamina C: 39mg | Cálcio: 108mg | Ferro: 2mg
Mais receitas para fazer com frango assado
Nós enviamos bons e-mails. Assine o FoodieCrush e tenha cada postagem e conteúdo exclusivo somente para nossos assinantes entregues diretamente na sua caixa de e-mail.
Siga-me Instagram, Facebook, Pintereste Twitter para mais inspiração no FoodieCrush.
Como sempre, obrigado por ler e apoiar as empresas com as quais faço parceria, o que me permite criar mais conteúdo e receitas exclusivas para você. Pode haver links de afiliados neste post dos quais recebo uma pequena comissão. Todas as opiniões são sempre minhas.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘
fbq(‘init’, ‘671362423037491’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);