Os preços dos alimentos continuam subindo e todos nós estamos sentindo isso, então decidi revisitar algumas das minhas antigas receitas de pão. Porque se alguma vez houve um momento para aprender a fazer pão caseiro, é agora! Leva apenas alguns dólares para fazer este pão de trigo com mel caseiro super delicioso que é macio, fofo, saboroso e perfeito para torradas ou sanduíches. E embora leve algum tempo para fazer um pão, a maior parte desse tempo é um tempo livre que você pode usar para cuidar de outros negócios. 😉
O que tem no pão de trigo com mel?
Esta receita começa com os ingredientes básicos do pão de fermento: farinha, sal e fermento. Depois adicionei um pouco de mel para dar ao pão apenas um dica de doçura e um pouco de azeite de oliva que ajuda a manter o pão (e a crosta em particular) agradável e macio. Usei uma combinação de farinha de trigo integral e farinha de trigo comum para este pão para manter a textura leve e fofa.
Posso usar farinha de trigo integral?
Embora você possa fazer pão com farinha de trigo 100% integral em vez de uma mistura de farinha branca e de trigo, isso tende a produzir um pão mais pesado e denso. A farinha de trigo integral absorve mais umidade do que a farinha multiuso, então você pode precisar ajustar as proporções neste pão ligeiramente. Acho que para a melhor textura, uma mistura 50/50 de farinha de trigo integral e farinha multiuso produz os melhores resultados.
Como armazenar pão caseiro
É muito importante deixar o pão caseiro esfriar completamente até a temperatura ambiente antes de armazená-lo para evitar a retenção de vapor e a criação de condensação. O pão caseiro não contém conservantes como o pão comprado em loja, então você precisará consumir o pão rapidamente ou congelá-lo para armazenamento mais longo.
Se estiver armazenando seu pão em temperatura ambiente, embrulhe-o em pano ou papel para permitir apenas o fluxo de ar suficiente para evitar o acúmulo de umidade. O pão caseiro dura cerca de 2-3 dias armazenado em temperatura ambiente.
Se for guardar na geladeira, mantenha o pão em um recipiente hermético. Esse é meu método preferido porque eu geralmente não como pão tão rápido. O pão guardado na geladeira fica bom por cerca de 5 a 6 dias.
Se você precisar armazenar seu pão por mais tempo, congele-o. Eu sugiro fatiar o pão antes de congelá-lo para que você possa descongelar ou usar 1-2 fatias de cada vez, conforme necessário, sem descongelar o pão inteiro. Eu costumo torrar minhas fatias direto do congelador para maior conveniência! Certifique-se de congelar o pão em um recipiente hermético, resistente e seguro para congelador (como um saco para congelador).
Novo em fazer pão caseiro? Experimente nosso pão super fácil No-Knead!
Pão de Trigo com Mel
Este pão de trigo com mel caseiro é macio, fofo, saboroso e perfeito para torradas no café da manhã e todos os seus sanduíches favoritos.
Evite que sua tela fique escura
- 1,25 xícara água morna ($0)
- 2 colher de chá fermento seco ativo ou fermento instantâneo ($0,34)
- 2 Colher de sopa mel ($0,50)
- 3 Colher de sopa azeite ($0,36)
- 1.5 copos toda farinha de trigo* ($0,57)
- 1.5 copos farinha de trigo* ($0,38)
- 1/2 Colher de sopa sal ($0,05)
Misture o fermento e 1 Colher de sopa de mel na água morna até dissolver, então reserve por cerca de cinco minutos para permitir que o fermento ative. Uma camada grossa de espuma deve se desenvolver na superfície da água.
Enquanto espera o fermento florescer, misture 1 xícara de farinha de trigo integral com o sal.
Quando o fermento estiver espumoso, adicione o restante do mel (1 Colher de sopa) e o azeite de oliva e misture bem. Despeje a água com fermento na tigela com a farinha e o sal, depois misture bem até misturar. Adicione ½ adicione mais uma xícara de farinha de trigo integral e mexa até misturar novamente.
Agora comece a adicionar farinha de trigo, ½ xícara de cada vez, até que você não consiga mais mexer a massa com uma colher. Nesse ponto, vire a massa para uma superfície enfarinhada e comece a amassar farinha de trigo na massa, um pouco de cada vez.
Sove a massa por cerca de cinco minutos, adicionando farinha lentamente enquanto sova, ou até que a massa não grude mais nas mãos, mas ainda esteja bem maleável. Usei 1,5 xícaras de farinha de trigo no total, mas a quantidade total de farinha vai variar com o tipo de farinha usada e a umidade relativa do ambiente.
Coloque a massa amassada de volta na tigela de mistura e cubra com um pano. Deixe a massa crescer em temperatura ambiente por cerca de uma hora, ou até que tenha dobrado de tamanho.
Cubra levemente uma forma de pão com óleo. Soque a massa para esvaziá-la, depois retire-a da tigela. Molde a massa em um cilindro com aproximadamente o mesmo comprimento da sua forma de pão.
Coloque a massa moldada na forma de pão e deixe-a crescer por mais uma hora, ou até que ela tenha crescido cerca de 5 cm acima das bordas da forma.
Pré-aqueça o forno a 375ºF. Depois que estiver totalmente pré-aquecido, adicione o pão fermentado e asse por 30 minutos, ou até que o pão esteja bem dourado e faça um som oco quando batido.
Retire o pão do forno e deixe esfriar por alguns minutos (para facilitar o manuseio), depois retire cuidadosamente o pão da forma para esfriar completamente.
Depois de esfriar, corte e sirva seu delicioso pão caseiro!
Veja como calculamos os custos das receitas aqui.
A crosta deste pão estará bem firme quando sair do forno, mas amolece consideravelmente à medida que o pão esfria.
Servindo: 1fatiarCalorias: 156kcalCarboidratos: 26gProteína: 4gGordo: 4gSódio: 294mgFibra: 3g
Leia nossa isenção de responsabilidade nutricional completa aqui.
Como fazer pão de trigo com mel – Fotos passo a passo
Comece dissolvendo 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de chá de fermento instantâneo ou fermento seco ativo em 1,25 xícaras de água morna. Reserve a mistura para permitir que o fermento floresça. Ele deve desenvolver uma camada espessa de espuma na superfície.
Enquanto espera o fermento florescer, adicione 1 xícara de farinha de trigo integral a uma tigela com ½ colher de sopa de sal e misture bem.
Depois que o fermento florescer, misture mais 1 colher de sopa de mel e 3 colheres de sopa de azeite de oliva na água do fermento, depois despeje essa mistura na tigela com a farinha e o sal. Mexa para combinar.
Adicione mais ½ xícara de farinha de trigo integral à massa.
Agora comece a adicionar farinha de trigo, ½ xícara de cada vez, até que não seja mais possível mexer a massa com uma colher.
Quando uma bola de massa se formar e não for mais possível mexer com uma colher, é hora de colocá-la sobre uma superfície enfarinhada para sovar.
Comece a amassar mais farinha de trigo aos poucos. Sove por cerca de cinco minutos, ou até que a massa não grude mais nas mãos, mas ainda esteja maleável. Usei cerca de 1,5 xícaras de farinha de trigo no total, mas a quantidade total de farinha pode variar dependendo do tipo de farinha usada e da umidade relativa do ambiente.
Coloque a massa amassada de volta na tigela de mistura e cubra-a com uma toalha. Deixe a massa crescer em temperatura ambiente por uma hora, ou até dobrar de tamanho.
Depois que dobrar de tamanho, soque a massa para esvaziá-la. Remova a massa da tigela e molde-a em um tronco do mesmo comprimento da sua forma de pão.
Cubra levemente uma forma de pão com azeite de oliva e coloque a massa moldada dentro. Deixe o pão crescer por mais uma hora, ou até que ele tenha crescido cerca de cinco centímetros acima do topo da forma de pão.
Pré-aqueça o forno a 375ºF. Depois que o pão tiver crescido, transfira-o para o forno e asse por 30 minutos, ou até que a crosta esteja bem dourada e faça um som oco quando batido.
Após 30 minutos, retire o pão do forno. Deixe esfriar por apenas alguns minutos para facilitar o manuseio, depois retire-o cuidadosamente da forma de pão para terminar de esfriar.
Depois de esfriar, corte o pão em fatias e sirva, ou guarde para mais tarde!