Este gaspacho de bloody mary é ousado, picante e repleto de vegetais de verão, ideal para um aperitivo leve, refrescante e sem cozimento, almoço ou jantar, bom o suficiente para beber.
Quando as temperaturas estão altas e os mercados de produtores estão lotados de produtos da alta temporada, isso só pode significar uma coisa: é hora de fazer gaspacho. Eu amo gaspacho. É tão vibrante e refrescante, e perfeito para esta época do verão, quando todos os melhores vegetais do jardim estão no auge. Eu amo um gaspacho clássico, mas desta vez eu queria agitar as coisas com um pequeno toque, e é aí que entra este gaspacho bloody mary. Cheio de sabor fresco, forte e picante, é o casamento ideal da minha receita tradicional de gaspacho e meu coquetel de brunch favorito, o bloody mary.
Por que você vai adorar
- Este gaspacho é rápido e simples de fazer e não requer NENHUM cozimento!
- É leve e saudável
- É versátil – aproveite como aperitivo ou uma refeição mais leve
O que há nos ingredientes do Bloody Mary Gazpacho
Este gaspacho tem muitos dos mesmos ingredientes da minha receita favorita de bloody mary, mas é super versátil, então fique à vontade para torná-lo seu.
- Tomates maduros—como tomates-cereja, tomates-heirloom e Campari (use a variedade que preferir, mas certifique-se de que estejam maduros!)
- Alho—para um sabor forte e saboroso
- Pepino—para frescor
- Pimentão (Eu prefiro usar amarelo, mas use a cor que você preferir)
- Salsão—ajuda a dar a este gaspacho aquela vibração de bloody mary
- Chalota—para um pouco mais de impacto
- Suco de tomate enlatado (ou suco vegetal V-8)
- vinagre de vinho tinto—para algum sabor picante
- Suco de limão—para brilho
- Rábano preparado—para aquele sabor distinto de bloody mary
- Sal de aipo—isso é fundamental, não pule!
- molho Worcestershire—para algum umami
- Azeite—extra virgem, como sempre (e de preferência de boa qualidade e frutado)
- Molho Tabasco (ou seu molho picante favorito) – sinta-se à vontade para omitir se não quiser nenhum tempero
- Sal kosher e pimenta-do-reino moída na hora—sempre, para dar sabor
- Creme de leite (misturado com um pouco de água para diluir), azeitonas verdes, pimentão amarelo e aipo, para servir (veja mais ideias de cobertura abaixo)
Veja a receita completa com medidas abaixo.
Como fazer este gaspacho de Bloody Mary
Misture metade dos vegetais até formar uma mistura homogênea. Adicione todos os vegetais a uma tigela média, depois adicione metade a um liquidificador. Bata até ficar homogêneo. Despeje a mistura batida em uma tigela grande.
Bata a outra metade dos vegetais só um pouco. Adicione o restante dos vegetais ao liquidificador e bata apenas até ficar grosso (não bata demais, pois você vai querer que um pouco do gaspacho fique grosso, pois isso adiciona uma textura agradável). Adicione a porção grossa à mistura de tomate suavemente misturada.
Misture os ingredientes líquidos e adicione à mistura de vegetais. Em outra tigela ou copo medidor Pyrex de 4 xícaras, misture o suco de tomate e os próximos 8 ingredientes. Despeje em uma tigela grande com a mistura de tomate e mexa para combinar.
Deixe esfriar para que os sabores se misturem. Gosto de gelar esse gaspacho por pelo menos 1 hora para que os sabores se misturem, mas você também pode comer em temperatura ambiente. Enfeite com o creme de leite e os vegetais (adicione o que quiser) e sirva.
Variações de Receitas
O gaspacho é super versátil e nem sempre inclui tomates. Ele também pode ser de qualquer cor que sua base tenha. Sinta-se à vontade para brincar com qualquer uma dessas variações:
- Experimente diferentes tipos de tomate ou use uma combinação
- Adicione um pouco de vodka ou um pouco de suco de picles se estiver se sentindo nervoso
- Para uma versão mais parecida com frutos do mar, experimente o suco de clamato em vez do suco de tomate comum
- Experimente uma versão verde com pepinos, pimentões verdes e muitas ervas frescas, como coentro, salsa e manjericão (melão também seria uma ótima adição!)
- Vá frutado. Faça uma versão de frutas de caroço com pêssegos ou nectarinas, ameixas e cerejas.
- Brinque com os acompanhamentos: um fiozinho de azeite, cebolinha picada, manjericão ou coentro, picles, cenouras ou quiabo em conserva, camarão grelhado, bacon, queijo feta, queijo cotija, rodelas de limão ou croutons são ótimas ideias de coberturas.
- Para uma ideia divertida de servir, despeje o gaspacho em um copo, mas primeiro, cubra a borda do copo com uma mistura de sal de aipo e sal kosher (adicione um pouco de pimenta caiena para dar um toque picante)
Dicas de armazenamento
Este gaspacho pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por cerca de 5 dias. Ele também congela bem.
O que servir com Bloody Mary Gazpacho
Se você fizer esta receita, por favor me avise! Deixe uma classificação ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ nesta receita abaixo e deixe um comentário, tire uma foto e marque-me no Instagram com #foodiecrusheats.
Gaspacho de Bloody Mary
Este gaspacho de bloody mary é ousado, picante e repleto de vegetais de verão, ideal para um aperitivo leve, refrescante e sem cozimento, almoço ou jantar, bom o suficiente para beber.
Porções 8
Calorias 96kcal
Ingredientes
- 4 tomates maduros esquartejado
- 1 dente de alho pressionado
- 1 pepino grande cortado em pedaços de 2 polegadas
- 1 pimentão amarelo cortado em pedaços de 2 polegadas
- 3 costelas de aipo cortado em pedaços de 2 polegadas
- 1 grande chalota esquartejado
- 2 copos suco de tomate enlatado ou suco de vegetais V-8
- 1 colher de sopa vinagre de vinho tinto
- 1-2 colheres de sopa suco de limão espremido na hora (adicione a seu gosto)
- 1 ½ colheres de sopa raiz-forte preparada
- 1 colher de sopa sal de aipo
- 3 colheres de sopa molho Worcestershire
- 3 colheres de sopa azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de sopa Molho Tabsasco (ou a gosto)
- 1 ½ colheres de chá sal kosher
- 1 colher de chá pimenta preta moída na hora
- Creme de leite diluído, azeitona verde picada, pimentão amarelo picado e aipo para servir
Evite que sua tela fique escura
Instruções
- Em uma tigela média, misture os tomates, o alho, o pepino, o pimentão, o aipo e a chalota. Adicione metade dos vegetais da tigela a um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Despeje a mistura batida em uma tigela grande. Adicione o restante do lote ao liquidificador e bata até ficar em pedaços (não bata demais, pois você vai querer que um pouco do gaspacho fique em pedaços, pois isso adiciona uma textura agradável). Adicione a porção em pedaços à mistura de tomate suavemente misturada. Em outra tigela ou copo medidor Pyrex de 4 xícaras, misture o suco de tomate e os próximos 8 ingredientes. Despeje em uma tigela grande com a mistura de tomate e misture. Leve à geladeira por 1 hora para que os sabores se misturem, ou coma em temperatura ambiente. Enfeite com o creme de leite e os vegetais (adicione o que quiser) e sirva.
Nutrição
Calorias: 96kcal | Carboidratos: 11g | Proteína: 2g | Gordo: 6g | Gordura saturada: 1g | Gordura poliinsaturada: 1g | Gordura monoinsaturada: 4g | Sódio: 1530mg | Potássio: 484mg | Fibra: 3g | Açúcar: 6g | Vitamina A: 712UI | Vitamina C: 46mg | Cálcio: 46mg | Ferro: 2mg
Mais receitas de tomate de verão que você vai adorar
Nós enviamos bons e-mails. Assine o FoodieCrush e tenha cada postagem e conteúdo exclusivo somente para nossos assinantes entregues diretamente na sua caixa de e-mail.
Siga-me Instagram, Facebook, Pintereste Twitter para mais inspiração no FoodieCrush.
Como sempre, obrigado por ler e apoiar as empresas com as quais faço parceria, o que me permite criar mais conteúdo e receitas exclusivas para você. Pode haver links de afiliados neste post dos quais recebo uma pequena comissão. Todas as opiniões são sempre minhas.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘
fbq(‘init’, ‘671362423037491’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);