Considere este Tomato Relish sua nova receita favorita “Tenho tantos tomates que não sei o que fazer com eles!”. É picante, doce, levemente picante e CHEIO de sabores frescos. Basicamente, é tudo o que um relish comprado em loja gostaria de ser. Eu mantive a receita super simples (sem tempo de descanso ou enlatamento aqui!), o que significa que é rápido e fácil preparar um lote sempre que você tiver uma abundância de tomates maduros. Coloque em potes e dê de presente, ou guarde tudo para você para cobrir hambúrgueres, sanduíches e muito mais!
Está fazendo uma tábua de queijos e precisa de algo para cortar a cremosidade? Adicione um pouco de molho de tomate doce. Sobrou carne de porco desfiada na geladeira? Ou que tal um sanduíche de queijo grelhado? Você adivinhou, adicione um pouco desse molho! Tomates vermelhos suculentos, limas picantes, cebola roxa suave, temperos simples e açúcar criam o equilíbrio perfeito de sabores nesta receita. E não se preocupe, você não precisa de nenhum equipamento sofisticado para fazê-lo. Tudo se junta sem esforço em uma panela no fogão—então fácil.
Aqui está o que você precisa para fazer molho de tomate caseiro:
- Tomates: A base do relish e o que lhe dá aquele sabor brilhante e picante. Use qualquer tipo de tomate fresco que você tiver em mãos.
- Limas: Adiciona um toque picante para equilibrar a doçura.
- Ruivo: Use gengibre fresco ralado para um toque sutil e picante.
- Açúcar: Adiciona doçura e ajuda a engrossar o sabor.
- Especiarias: Flocos de pimenta vermelha, cominho e cravo moído dão um pouco de tempero e calor. Se você não tiver cravo moído, pode deixá-los de fora ou substituí-los por uma mistura de especiarias de abóbora (confie em mim, funciona!).
- Cebola vermelha: Adiciona ao condimento um sabor suave de cebola e acrescenta alguma textura.
Qual é a diferença entre chutney e relish?
Ambos são feitos de vegetais picados e/ou frutas, um ácido (geralmente vinagre, mas neste caso, suco de limão) e especiarias. Então, de muitas maneiras, eles são muito semelhantes. A maior diferença entre chutney e relish tem que ser a consistência. Chutneys, como nosso chutney de manga e abacaxi, são geralmente mais espessos e fáceis de espalhar, pois são cozidos por mais tempo. Relish é cozido por menos tempo e tem um sabor mais grosso, doce e azedo, com as frutas/vegetais retendo mais de sua textura. Ambos são DELICIOSOS e vale a pena fazer em casa!
- Qualquer tomate funcionará nesta receita de molho de tomate. Usei 12 tomates Roma e um punhado de tomates uva que sobraram de fazer aspargos e tomates assados. Os tomates cereja e uva têm um sabor superconcentrado e delicioso, e as sementes são pequenas e macias. Os tomates Roma são superfáceis de semear e são bem “carnudos”, então são uma ótima maneira de aumentar o molho. Use o que você tem!
- O tempo de cozimento pode variar dependendo de quão suculentos seus tomates são, então você vai querer ficar de olho no seu relish para garantir que os açúcares não queimem. Quando seu relish parecer ter a mesma consistência do relish de picles comprado em loja e se aprofundar na cor e no aroma, está pronto!
- Não se preocupe em descascar os tomates, mas eu recomendo remover as sementes das variedades maiores. Elas podem ser bem amargas e fazer com que a textura do sabor do tomate fique menos do que ideal.
Como usar molho de tomate
Esta receita de molho de tomate seria um ótimo presente de Natal, então faça o quanto quiser! Adoro presentes caseiros, especialmente se meus amigos e familiares cultivaram os tomates eles mesmos ou os pegaram no mercado de produtores locais! Esses tipos de presentes são os mais atenciosos e deliciosos do começo ao fim. Esta receita rende cerca de 6 mini potes de 8oz, cheios com cerca de ¾ xícaras de molho por pote (você vai querer deixar um pequeno espaço no topo de cada pote de vidro esterilizado, enchendo apenas até a “linha de enchimento” designada).
Aqui estão algumas outras maneiras que gosto de usar molho de tomate:
- Harmonizado com queijos e pão fresco para uma tábua de charcutaria ainda mais especial.
- Para incrementar um hambúrguer caseiro.
- Cobertura para ovos recheados para torná-los um pouco mais interessantes.
- Coberto com pão de cerveja quentinho e tostado.
Instruções de armazenamento
Guarde seu relish de tomate em um recipiente hermético na geladeira por até 2 semanas. Se quiser que ele dure mais, você pode congelá-lo por até 3 meses. Use um recipiente próprio para freezer e deixe cerca de 2,5 cm de espaço na parte superior para expansão. Quando estiver pronto para usar o relish, descongele-o na geladeira durante a noite e aproveite!
Conserva de tomate
Este condimento de tomate é picante, doce, levemente picante e CHEIO de sabores frescos — tudo o que um condimento comprado em loja gostaria de ser!
Evite que sua tela fique escura
- 5 copos tomates, picados grosseiramente e sem sementes* ($2,52)
- 2 limas ($0,50)
- 1 Colher de sopa gengibre descascado ralado, cerca de 5 cm de gengibre fresco ($0,15)
- 1 xícara açúcar ($0,84)
- ½ colher de chá flocos de pimenta vermelha ($0,12)
- ½ colher de chá cominho em pó ($0,04)
- ⅛ colher de chá cravo moído** ($0,08)
- ½ cebola vermelha ($0,61)
Raspe e esprema o suco dos limões, corte a cebola em cubos e junte os tomates picados, o gengibre ralado, as especiarias e os temperos.
Misture todos os ingredientes em uma panela grande ou frigideira e misture bem.
Cozinhe em fogo médio, mexendo a cada dois minutos ou mais enquanto os tomates e as cebolas começam a cozinhar. O açúcar vai dissolver e tudo vai ficar bom e suculento.
Cozinhe e mexa até que o relish fique mais escuro na cor e o suco cozinhe em 1/4. Quando o relish ficar com uma consistência mais espessa (mas ainda suculento, como qualquer relish comprado em loja), está pronto. O meu levou cerca de 30 minutos.
Veja como calculamos os custos das receitas aqui.
** Se você não tiver nenhum cravo em mãos, pode deixá-lo de lado ou substituí-lo por uma mistura de especiarias de abóbora. Eu sei que parece estranho, mas especiarias de abóbora incluem canela, gengibre, noz-moscada, pimenta da Jamaica e cravo… tudo isso complementaria este condimento!
Servindo: 1Frasco de 8ozCalorias: 159kcalCarboidratos: 40gProteína: 1gGordo: 0,4gSódio: 10mgFibra: 2g
Leia nossa isenção de responsabilidade nutricional completa aqui.
como fazer molho de tomate – fotos passo a passo
Raspe e esprema 2 limas (isso renderá aproximadamente 3 colheres de sopa de suco) e corte ½ cebola roxa em pedaços pequenos. Junte 5 xícaras de tomates picados grosseiramente e sem sementes*, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado e descascado, 1 xícara de açúcar, ½ colher de chá de flocos de pimenta vermelha, ½ colher de chá de cominho em pó e ⅛ colher de chá de cravo em pó**.
Adicione todos os ingredientes a uma panela grande e misture até combinar.
Em fogo médio, cozinhe a mistura de relish até que os tomates e as cebolas comecem a cozinhar. Mexa o relish a cada poucos minutos para evitar que grude no fundo da panela. O açúcar se dissolverá e a mistura ficará suculenta enquanto cozinha.
Continue fervendo até que o relish de tomate cozinhe em ¼ e fique com uma cor vermelha intensa. Quando o relish engrossar, mas ainda estiver suculento, está pronto! O meu levou cerca de 30 minutos para chegar a esse estágio. Desligue o fogo e use o relish imediatamente enquanto estiver quente ou deixe esfriar e guarde em potes esterilizados para mais tarde!
Diga adeus ao molho de tomate comprado na loja e olá à delícia caseira!